sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uyuni - BOLÍVIA

Hoje vou apresentar Uyuni, uma cidadezinha pequena, simples e pacata, mas que abriga nas suas redondezas muita beleza natural e paisagens surreais. Por várias vezes pensei estar fora da Terra... Começando pelo Solar de Uyuni (o deserto de sal). Imagine dirigir quilômenos numa paisagem completamente branca e sem fim, e de repente, uma ilha de cactos. Você então percebe que realmente saiu do lugar, que de fato o planeta é redondo e que a sua natureza se modifica ao longo dos anos… O mar secou, virou deserto, e nos deixou essa maravilha, com fósseis, história e beleza exótica. Passar muito calor de dia e muito frio a noite faz parte, mas com direito a vinhozinho e comida tradicional em um Hotel de sal. Isso mesmo… Você já dormiu numa cama feita de blocos de sal? Paredes, mesas… quase tudo, e a decoração bem colorida, ao estilo boliviano. Ao sair do deserto de sal, visitei os Gazers. Aí estava mais um planeta desconhecido e cheio de surpresas, com uma paisagem completamente diferente da anterior. Larvas borbulhantes, fumaça e gases saindo do solo… Assim seria em outros planetas?! Enquanto pensava e me encantava, desfrutei de um delicioso banho em uma das piscinas naturalmente aquecidas por esse calor todo. E aí vai um conselho: Leve biquíni até pro deserto! Rsrs... Para completar, as Lagunas Coloradas e a cor marrom das montanhas sem árvores, contrastando e refletindo nos espelhos d’água das lagoas que misturam cores e aves. Parece coisa de filme! Mas aí chega o final da viagem, você volta pra realidade local e percebe que está no planeta Terra. Alí se encontra o povo boliviano, humano como nós, com pouco brilho no olhar e lutanto para sobreviver. Não preciso nem dizer o valor incalculável dessa experiência. Não embarquei numa simples excursão, mas numa viagem por emoções, planetas, imaginações, surpresas e até realidade.

Texto e fotos: Mariana Othon

3 comentários:

Adélia Danielli disse...

Lindo texto, condizente com o lugar mágico que deve ser. Fotos lindas também. Parabéns nanana! Tenho lido sempre suas resenhas de viagens aqui, olhar apurado e sensibilidade pra retratar, continue que é muito bom lê-la. Parabéns também Danda, o site é todo de um enorme bom gosto. beijos

Madja disse...

Ôi Nana, gosto de ler seus textos. Viajo junto...
Parabéns por dividir conosco sua rica experiência de "cidadã do mundo"!

Anônimo disse...

Consegui viajar no texto, sensibilidade ao perceber como somos pequenos diante do todo, ainda muito desconhecido, ainda bem!
Natureza e humanismo.

Obrigada Mariana por compartilhar suas experiências através das palavras-imagens!

Um abraço fraterno para você e Dani!

Ilka Pimenta.